titulo


director

Queridos amigos!


A todos, damos as boas vindas à 5ª edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela.


5 anos correspondem a um ciclo. E o pré-balanço que podemos desde já fazer (o balanço definitivo será efectuado após a realização da presente edição) é positivo. Perdoe-se a imodéstia de quem julga em causa própria, mas os ecos chegam-nos de fora: palavras de reconhecimento vindas dos sítios mais díspares, de participantes que passaram por Seia e que ao Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela desejam regressar.

As ambições que revelámos no “arranque” da nossa primeira edição (rigor profissional, qualidade do conteúdo artístico e uma atractiva componente lúdica) foram atingidas. Este reconhecimento, vindo daqueles para quem trabalhamos, deu-nos mais confiança e segurança na preparação desta edição, a quinta, do Festival.


De forma progressiva, de ano para ano, sentimos que o Festival se vai entranhando no tecido social e cultural da comunidade que o acolhe. Com Seia centrada no coração da Serra da Estrela, e abrindo-se esta para o Mundo, em cada edição do Festival é superado o número de jovens participantes locais que nele participam. Em simultâneo, vai-se também alargando o número de participantes estrangeiros e de portugueses oriundos de outras regiões do nosso país.


Esta realização (já deixámos de lhe chamar “iniciativa”…) não seria possível sem o apoio que, desde a primeira hora, nunca lhe foi negado por três entidades: a Câmara Municipal de Seia (que alavancou o projecto), a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Turismo Centro de Portugal. A estas três entidades institucionais somam-se os apoios vindos de um conjunto de firmas e empresas, umas locais, outras de âmbito nacional, que vêem no Festival uma porta para o desenvolvimento e progresso de uma região, instrumento numa luta global que visa travar a desertificação do interior do País.


Vamos receber muito bem aqueles que, entre 20 e 25 de Agosto, visitam o nosso Festival: aos que o fazem pela primeira vez e àqueles que a ele regressam. Sejam todos muito bem-vindos!


Nuno Figueira

Director do Festival 


linha


director

Quatro anos volvidos de crescente sucesso, partimos para o 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela com orgulho e redobrada motivação. De facto, trata-se de uma aposta ganha, que prestigia duplamente o concelho e a região.


A qualidade e a criatividade artística a que já nos habituaram, o elevado número de participantes estrangeiros e o envolvimento de pequenos artistas locais que, de ano para ano, ganham expressão neste encontro, conferem a este evento a grandeza de outros festivais da Europa.


Aos jovens talentos, enquanto principais atores do festival, em especial, ao significativo número de senenses participantes, votos de uma jornada profícua e enriquecedora. Acima de tudo, que  este encontro intercultural

seja também uma oportunidade de convívio, troca de experiências e enriquecimento pessoal, numa competição que se espera proveitosa e saudável.


É também nosso desejo que todos aqueles que nos visitam possam desfrutar do que de melhor o concelho tem para oferecer. Enquadrado na maior área protegida nacional – Parque Natural da Serra da Estrela, embaixadora de um património natural e paisagístico único, este território de montanha é detentor de condições únicas de lazer, uso balnear, recreio e fruição da natureza, por intermédio de uma vasta rede de praias fluviais, dos mais de 100 km de caminhos pedestres e os percursos cicláveis.


Igualmente na cultura, através de uma rede diversificada de equipamentos, onde se evidenciam o Museu do Brinquedo, o Museu Natural da Electricidade, o Museu do Pão e, numa vertente mais interpretativa, o CISE (Centro Interpretação da Serra da Estrela), a gastronomia, com destaque para o Queijo Serra da Estrela, o Requeijão de Seia, o Pão de Centeio, a Broa e Bolo Negro de Loriga, os Enchidos e o Cabrito serrano, e um conjunto de iniciativas no plano cultural, desportivo e social constituem motivos de visita nas quatro estações do ano.


Uma palavra de apreço à organização e a todos os parceiros que se associam à iniciativa, que permitem continuar a realizar em Seia um espetáculo de grande qualidade.


Aos munícipes deixo um apelo para assistirem à Final que se realiza no último dia do festival, na certeza de que não se irão arrepender.


O Presidente da Câmara Municipal de Seia 

Filipe Camelo




Yout
Face